domingo, 12 de abril de 2009

Benfica 0 - 1 Académica

24ªJornada Liga Sagres
Estádio da Luz

365 dias depois, a Académica de Coimbra voltou a fazer uma "gracinha" em pleno Estádio da Luz. No dia 11 de Abril de 2008 tinham ganham por 0-3, e ontem, no mesmo dia, mas em 2009, voltam a ganhar, mas desta feita por 0-1.

Durante a semana falou-se muito das coincidências deste jogo e da possível "vingança" por parte do Benfica relativamente ao jogo da época passada, e das declarações vindas do capitão da briosa, referindo que o jogo da época passada "parecia um treino".

O Benfica não entrou mal na partida, criando algumas situações de muito perigo junto da baliza do guarda-redes da Académica, situações que foram uma constante ao longa da partida, onde o guardião Peskovic, que tal como já tinha feito em Alvalade, defendeu tudo o que havia para defender.

A equipa da briosa chegou ao golo, ainda na primeira parte por Tiero, onde nada fazia prever ou justificar tal vantagem, que se manteve até fim do jogo.

A equipa da casa, desta vez não teve a sorte de outros jogos, em que jogou muito pior e ganhou(exemplo da jornada passada na Amadora).

Como não podia deixar de ser, houve casos polémicos de arbitragem. Entre outros "menos graves" gostaria de referir 3 casos que me parecem ser os que possam suscitar mais dúvidas.


  1. O lance mais polémico, é o da obstrução de Nuno Gomes a Peskovic, em que no seguimento da jogada, Aimar marca golo de cabeça. É um lance com várias perspectivas, na perspectiva do avançado, diz que não se mexeu e ainda foi empurrado inocentemente. Muito bem... isso aprende-se nos inciados, em que nos cantos fica sempre o ponta-de-lança a estorvar a acção do guarda-redes. E um coisa é certa, muitos árbitros marcam falta, outros não, já sofri isso na pele... mas para mim lances como estes têm que ser sempre falta!!!! Na pequena área o guarda-redes não pode ser impedido de jogar a bola, aliás.. nem pode ser tocado... compreendo que para estes lances não consiga entender muitas coisas... dado que para mim os Guarda-Redes devem ser sempre protegidos quando jogam na pequena-área e sempre estarei da opinião que os proteja, sejam eles os GR dos azuis, dos verdes ou dos vermelhos.

  2. A expulsão do jogador do Académica, inexistente a falta ou um puxão que o árbitro considerou sobre Reyes, e que deu origem ao 2ºcartão amarelo e respectiva expulsão de Helder Cabral.

  3. David Luiz cai na área, o jogador procura nitidamente o contacto para a marcação da grande penalidade, o árbitro errou por não mostrar o cartão amarelo ao jogador do Benfica por simulação.
Em suma conclusiva, a Academica sai da Luz com 3 pontos, obtidos com muita sorte.

O Benfica, não deve arranjar desculpas na arbitragem, mas sim pelo desperdício massivo de oportunidades escandalosas de golo.

Lenços e lençois brancos na Luz.
A 8 pontos do líder com 18 pontos em disputa, o título é missão impossível.

Sem comentários:

Enviar um comentário