sábado, 25 de abril de 2009

Comunicado da FC Porto - Futebol, SAD

A FC Porto -Futebol, SAD, emitiu no passado dia 23 de Abril, um comunicado na sequência da grave lesão de Hulk, na meia-final da taça de Portugal, que o poderá afastar dos relvados até ao final da época.

Em jeito educado e formal, o comunicado refere (entre outros casos que aconteceram com Anderson e Lisandro), a perseguição Hulk de modo a que o conseguissem lesionar, para que não jogasse mais esta época.

Clica aqui para veres o comunicado oficial.

Ao que isto chegou.
Estarão a acusar algum nervosismo? Muito estranho... até porque o seu principalmente concorrente, tem metade da equipa lesionada.

Deixo aqui um vídeo que mostra a passividade dos árbitros, para um jogador que acabou a última época com 2 amarelos.




Caso para dizer: "Ó Sr. Árbitro, Eu nem lhe toquei!!!"

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pepe "perde a cabeça" em jogo do Real Madrid

Pepe, considerado por muitos, um dos melhores centrais do mundo.
Internacional Português, central de um dos melhores clubes do mundo, um dos defesas mais caros do mundo, nunca o Real Madrid tinha pago tanto por um defesa...
como pode ter uma atitude destas?
E agora? Que castigo?
Na minha opinião, é simples, deverá ser um castigo exemplar.
Situações como estas nunca poderão acontecer, dado que está em questão a integridade física de um colega de profissão.

Lamentável e Vergonhoso.

Ver para crer:


O jogador já falou "a frio", reconhecendo que "estava louco", e acrescentou: «Vi o lance várias vezes, mas aquele não sou eu.»

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lionel vs Cristiano

Muito se fala deste tema, muitos jogadores intervém comparando os dois jogadores, e dando a sua opinião de quem é o melhor.
Recentemente Thierry Henry, colega de equipa de Messi no Barcelona, veio a publico afirmar que Cristiano Ronaldo é melhor que Messi. Muitos outros vêm afirmar precisamente o contrário.

Em que ficamos?
Será mesmo possível comparar?
Serão diferentes e igualmente os melhores?

É uma comparação muito relativa, e também chego a pensar que muitos preferem Messi, pela sua humildade e pouco protagonismo fora das 4 linhas... mas também não é só isso, como é óbvio, Lionel Messi é um jogador fantástico, e penso ser mais fácil pagar para ir ao estádio ver Messi do que Ronaldo.

O futebol de Messi é espectacular, dribles curtos que só ele sabe fazer, eficácia muito elevada, simplesmente um espectáculo, e dos vídeos que vi até hoje do Maradona (que dizem ser o melhor jogador de todos os tempos), penso que Messi é o jogador mais parecido (que vi até hoje) com El Pibe.

Patriotismos e origens à parte, o Cristiano Ronaldo, foi indiscutívelmente o melhor jogador do mundo em 2008, futebol fantástico, dribles e golos que só ele sabe fazer, mas Cristiano, dentro das 4 linhas, tem um papel diferente de Messi, dado que também tem preocupações defensivas e de construção de jogo, e neste campo considero que o Cristiano é um jogador mais completo que Messi. Também acho que o protagonismo exagerado de CR7 fora das 4 linhas, também o prejudica na opinião publica, levando muitas das vezes a sua qualidade futebolística para 2ºplano relativamente a opiniões e comparações com Messi.
Resumindo... são muito iguais, muito diferentes mas são os melhores.

Fica aqui um "miminho" dos dois:

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Foto do Mês


Recebi um e-mail com esta foto... e por me parecer autêntica (ou uma montagem muito bem feita) ... parece-me a foto do Mês ou do Ano (como quiserem)... também se repararmos bem, o sorridente que está ao lado do Sr. Pinto da Costa é o Luis Filipe Vieira, quando era novo, e quando não tinha bigode. :) EHEHEHEHEHEH

domingo, 12 de abril de 2009

FC Porto 3 - 0 Est.Amadora

24ªJornada Liga Sagres
Estádio do Dragão

Relativamente ao jogo do FC Porto, o último a jogar dos grandes, cumpriu o seu dever, continua imparável e resta cada vez menos dúvidas que vai conquistar mais um campeonato.

Fica aqui o vídeo do resumo do jogo.




Com esta vitória, basta 4 vitórias e 2 empates para o FC Porto ser novamente campeão, isto se o Sporting também ganhar os jogos que tem para fazer.
Está mais que visto...

Benfica 0 - 1 Académica

24ªJornada Liga Sagres
Estádio da Luz

365 dias depois, a Académica de Coimbra voltou a fazer uma "gracinha" em pleno Estádio da Luz. No dia 11 de Abril de 2008 tinham ganham por 0-3, e ontem, no mesmo dia, mas em 2009, voltam a ganhar, mas desta feita por 0-1.

Durante a semana falou-se muito das coincidências deste jogo e da possível "vingança" por parte do Benfica relativamente ao jogo da época passada, e das declarações vindas do capitão da briosa, referindo que o jogo da época passada "parecia um treino".

O Benfica não entrou mal na partida, criando algumas situações de muito perigo junto da baliza do guarda-redes da Académica, situações que foram uma constante ao longa da partida, onde o guardião Peskovic, que tal como já tinha feito em Alvalade, defendeu tudo o que havia para defender.

A equipa da briosa chegou ao golo, ainda na primeira parte por Tiero, onde nada fazia prever ou justificar tal vantagem, que se manteve até fim do jogo.

A equipa da casa, desta vez não teve a sorte de outros jogos, em que jogou muito pior e ganhou(exemplo da jornada passada na Amadora).

Como não podia deixar de ser, houve casos polémicos de arbitragem. Entre outros "menos graves" gostaria de referir 3 casos que me parecem ser os que possam suscitar mais dúvidas.


  1. O lance mais polémico, é o da obstrução de Nuno Gomes a Peskovic, em que no seguimento da jogada, Aimar marca golo de cabeça. É um lance com várias perspectivas, na perspectiva do avançado, diz que não se mexeu e ainda foi empurrado inocentemente. Muito bem... isso aprende-se nos inciados, em que nos cantos fica sempre o ponta-de-lança a estorvar a acção do guarda-redes. E um coisa é certa, muitos árbitros marcam falta, outros não, já sofri isso na pele... mas para mim lances como estes têm que ser sempre falta!!!! Na pequena área o guarda-redes não pode ser impedido de jogar a bola, aliás.. nem pode ser tocado... compreendo que para estes lances não consiga entender muitas coisas... dado que para mim os Guarda-Redes devem ser sempre protegidos quando jogam na pequena-área e sempre estarei da opinião que os proteja, sejam eles os GR dos azuis, dos verdes ou dos vermelhos.

  2. A expulsão do jogador do Académica, inexistente a falta ou um puxão que o árbitro considerou sobre Reyes, e que deu origem ao 2ºcartão amarelo e respectiva expulsão de Helder Cabral.

  3. David Luiz cai na área, o jogador procura nitidamente o contacto para a marcação da grande penalidade, o árbitro errou por não mostrar o cartão amarelo ao jogador do Benfica por simulação.
Em suma conclusiva, a Academica sai da Luz com 3 pontos, obtidos com muita sorte.

O Benfica, não deve arranjar desculpas na arbitragem, mas sim pelo desperdício massivo de oportunidades escandalosas de golo.

Lenços e lençois brancos na Luz.
A 8 pontos do líder com 18 pontos em disputa, o título é missão impossível.

Sporting 3 - 1 Naval

24ªJornada Liga Sagres
Estádio Alvalade XXI

O Sporting foi o primeiro dos 3 grandes a entrar em campo, onde tinha pela frente uma equipa que esta época já venceu o FC Porto - a Naval.

Com ausências de "peso" como Rochemback e Vukcevic, e também com o recém recuperado Izmailov (no banco de suplentes), Paulo Bento já contava no onze titular com Miguel Veloso na sua posição "preferida".

A equipa da Figueira da Foz até entrou melhor no jogo, com um futebol aberto, sem receio da equipa da casa, de modo a discutir o jogo pelo jogo, e criando as primeiras oportunidades de golo.

O Sporting conseguiu "virar" a tendência do jogo com Liedson em grande destaque. O "levezinho" foi sem sombra de dúvida o homem do jogo, marcando 2 golos e 1 assistência.

Miguel Veloso, embora tendo sido infeliz no lance do golo da Naval e também num conjunto de passes mal feitos sem qualquer nexo, esforçou-se para conseguir no final uma exibição aceitável. Para mim o que não foi aceitável, foi os assobios que os adeptos fizeram ouvir em algumas partes do jogo quando o número 24 tocava na bola.
É lamentável.
Os adeptos devem apoiar os jogadores do próprio clube, e principalmente quando as coisas correm mal.

Em Alvalade já verificámos que o "tribunal" é muito rigoroso, mas continuo sem entender algumas atitudes dos adeptos leoninos.

O Sporting foi um justo vencedor, embora a vantagem mínima fosse a mais adequada, dado ao que a equipa da Naval fez no jogo.
Melhor o resultado que a exibição, onde valeu o número 31, que deu mais 3 preciosos pontos na luta pelo titulo.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Melhores de Sempre: Figo


Venho hoje escrever sobre o melhor jogador que já tive o prazer de ver jogar: Luís Figo.

Não vou alongar-me em comentários e estatísticas porque este senhor ainda joga e basta ver os seus jogos para perceber que mesmo com 36 anos ainda transpira classe. Custa-me ver uma adoração parva por Ronaldo e companhia e às vezes nem se lembram bem do que fez e faz o Figo. Serei só eu, ou ao ver o vídeo seguinte não se vê o Ronaldo a fazer coisas destas... Em jeito de provocação, é caso para dizer que se todos fizessem o que o Figo já fez, Portugal já seria com certeza campeão do mundo.

Luís Figo, jogou no Sporting, Barcelona e Real Madrid. Joga desde 2005 no Inter e deve abandonar a carreira no fim da época. Tem 127 internacionalizações e 32 golos pela equipa das quinas. Foi o melhor do mundo para a FIFA em 2001 e ganhou a bola de Ouro em 2000. Tem actualmente 17 títulos nacionais e europeus, sendo previsível que ainda venha a conseguir mais um scudetto.

Fica o vídeo... Obrigatório ver até ao fim!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

1ª Mão Quartos-de-Final UEFA CL Manchester United FC - FC Porto

Foi no dia 9 de Março de 2004 a última visita do FC Porto ao estádio Old Trafford, num jogo onde estava em disputa a passagem aos quartos-de-final da UEFA Champions League. O jogo terminou empatado a uma bola e pela Europa propagaram-se as imagens do técnico José Mourinho a festejar efusivamente o apuramente da sua equipa. Para os mais desatentos foi uma grande surpresa, para os que têm seguido o trajecto do FC Porto nos últimos 25 anos foi a confirmação de que, estando apoiado numa forte estrutura administrativa e aproveitando ciclos que integram profissionais com valor, era possível eliminar clubes com orçamentos em muito superiores.

Amanhã, 7 de Abril de 2009, é realizado um novo teste a esta luta com armas desiguais mas de vontades em tudo idênticas. As equipas são outras, a importância e prestígio do desempenho mantém-se.
Qualquer adversário que visite a casa do Manchester United pode passar por imensas dificuldades durante largos períodos do jogo, o Porto terá de ter em atenção o reforço da sua defesa quando os perigosos extremos da equipa adversária estiverem a atacar, e terá de beneficiar da concentração de um Bruno Alves que atravessa um bom momento de confiança e de Hulk, um jogador em exponencial ascensão e que, melhor do que criar espaços, sabe aproveitá-los, facto importante num jogo onde o Manchester irá conceder espaços que provavelmente não se irão repetir na 2ª mão.
Do lado do Manchester os jogadores Rio Ferdinand e Dimitar Berbatov estão lesionados e vão falhar o jogo, já no Porto a principal ausência é o Uruguaio Jorge Fucile.

Est.Amadora 1 - 2 SL Benfica

3 Golos... 3 Penaltis (assinalados), 1 por assinalar (a favor do Est.Amadora) e um mal assinalado (Nuno Gomes)

Com o Benfica a entrar em campo, a saber de que os seus concorrentes directos tinham ganho os seus jogos, esperava-se que a equipa da luz apresentasse uma melhor atitude.

O Est.Amadora que passa tempos complicados, derivado dos seus jogadores não receberem ordenados à meses, mostraram um enorme profissionalismo e fizeram um bom jogo.

Infelizmente, mais um jogo com alguns casos de arbitragem, em que o juíz da partida, Hugo Miguel, cometeu erros com influência no resultado final.

Os lances polémicos:

  1. O 1ºPenalti do Benfica, é mal assinalado, Nuno Gomes tropeça em si mesmo e cai na área, mas mesmo que existisse falta, era fora da área. Cardozo converte o penalti e faz o 0-1.
  2. O 2º Penalti, a favor do Benfica, lance em que Vidigal joga a bola com a mão dentro da área do Estrela, apesar de não ser intencional, tem que ser marcada grande penalidade.
  3. Penalti por marcar a favor do Estrela. David Luiz joga a bola com a mão na grande área do Benfica, e apesar de não ser intencional (tal como Vidigal), desvia a trajectória da bola.
  4. Penalti a favor do Estrela. Yebda agarra e derruba Nuno Coelho. Grande Penalidade bem assinalada.
Foram lances que ditaram o resultado final, em que o Benfica fez uma exibição muita fraca e sublinho e cito a capa do jornal "a Bola": "Exibição Miserável".

Mas para os resultados finais, contam os golos e as vitórias... só é pena que tenha sempre de existir casos de arbitragens que estão a manipular esses tais "resultados finais".

Sendo assim, o Benfica continua na luta pelo 2º lugar, estando a apenas 1 ponto do Sporting.

O Est.Amadora, continua mesmo assim com 10 pontos de avanço relativamente à zona de descida.

Leixões SC 0 - 1 Sporting CP

Vitória justa de um Leão controlador
Depois da vitória do FC Porto em Guimarães, na véspera, era fundamental o Sporting ganhar, num reduto sempre complicado.

Desde cedo o Sporting teve o controlo do jogo e com naturalidade chegou ao golo, através de Derlei aos 13 minutos, após excelente assistência de Liedson.

O jogo não teve muitas oportunidades de golo, sendo que as melhores pertenceram ao Sporting. O Leixões, só no fim do jogo pressionou muito o Sporting, mas sem grande resultado. Rui Patrício teve pouco trabalho, limitando-se apenas a recolher bolas de cruzamentos e remates sem grande perigo.
O Leixões, ainda reclamou uma grande penalidade, lance com Abel, em que a bola parece que bate no braço num remate à queima, um lance dificil de analisar até porque nem nas imagens televisivas se consegue averiguar bem se a bola bate no braço ou no peito.
De registar ainda, que Paulo Bento foi forçado a mexer na equipa por 2 vezes, devido a lesões de Romagnoli (traumatismo na tibiotársica) e Rochemback (lesão muscular na coxa direita).

Não fazendo um jogo brilhante, o Sporting foi um justo vencedor e continua assim a sonhar com o 1ºlugar.

Por sua vez, o Leixões, está na pior fase da época, e já vai com 4 derrotas seguidas, e encontra-se no 7º lugar com os mesmos 35 pontos.

sábado, 4 de abril de 2009

FC Porto vence em Guimarães

O FC Porto venceu, com "maior ou menor" dificuldade, o jogo realizado esta noite frente ao Vitória de Guimarães.
A equipa da casa até se adiantou no marcador por intermédio de Roberto e chegou ao intervalo a vencer por 1-0.

A equipa campeã nacional, tentou sempre impor o seu jogo mas só conseguiu marcar na 2ª parte, por intermédio de Farias, 4 minutos depois, Mariano Gonzaléz virou o marcador dando vantagem ao campeão nacional. Já perto do fim, Rolando fechou o marcador.
A equipa de Jesuado Ferreira foi uma justa vencedora e está mais perto do tetra.
Com esta vitória, a equipa azul e branca, coloca pressão nos seus concorrentes directos, sendo que já tem mais 7 pontos que o Sporting.


V. Guimarães: Nilson; Lionn (Andrezinho, 8), Gregory, Moreno e Milhazes; Custódio (Fajardo, 64), João Alves (Santana, 77) e Desmarets; Roberto, Nuno Assis e Marquinho
Suplentes: Nuno Santos, Sereno, Wénio e Carlitos


FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tomás Costa (Lucho, 66) e Raul Meireles (Madrid, 86); Mariano, Farías e Hulk (Rodriguez, 83)
Suplentes: Nuno, Stepanov, Sektioui e Rabiola


Disciplina: Cartão amarelo para Custódio (31), João Alves (45+1), Tomás Costa (62), Cissokho (78), Andrezinho (82), Raúl Meireles (84)

Marcadores: 1-0, Roberto (19); 1-1, Farías (52); 1-2, Mariano (58); 1-3, Rolando (88)


Ao intervalo: 1-0

Resultado final: 1-3

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Castigo inédito para Lisandro

Lisandro Lopez foi castigado oficialmente, por ter simulado uma grande penalidade no jogo contra o Benfica.

Pela 1ªvez em Portugal um jogador é castigado nestas circunstâncias.

Esta situação pode ser o começo de mais umas polémicas que irão aparecer no futuro, dado que o FC Porto irá estar atento a todas as situações que possam acontecer do género da que aconteceu a Lisandro, e até porque no nosso futebol, as simulações são actos muito frequentes.

Concordo que, para bem do futebol, as simulações devem ser punidas, mas como é óbvio, não devem ser só punidas as simulações como também todas as situações que prejudiquem o futebol e influenciem resultados, como os erros graves de arbitragem, e situações como agressões e entradas, que coloquem em causa a integridade física dos jogadores (por exemplo).

Para que este "caso" não ganhe demasiada dimensão, é muito importante que a Comissão disciplinar da Liga, comece a partir daqui, a avaliar com muito cuidado, todas as situações de simulações, com punições idênticas, porque senão teremos casos (+ uns) de "2 pesos e 2 medidas" no futebol português o que provocará enorme polémica.

Enfim... futebol português.


Ps: já agora... relativamente à notícia do Riquelme, foi brincadeira do dia das mentiras... mas... nunca se sabe ;)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Riquelme perto de assinar pelo Sporting

A imprensa argentina adianta que as negociações já estão avançadas e que o internacional Argentino poderá mesmo vestir de verde e branco nas próximas temporadas.
O médio de 30 anos quer voltar ao futebol europeu e vê no clube de Alvalade uma excelente porta para o regresso.

Fonte do jogador informa à imprensa que as negociações estão um pouco suspensas derivado do facto de o Sporting ir entrar em eleições.

O mesmo jornal informa que o Sporting está a negociar a saída de João Moutinho e vê em Riquelme o substituto ideal.