domingo, 29 de março de 2009

Mundial de 2010?.. e ganhar um joguito, não!?!


Portugal 0 - 0 Suécia
Foi assim que acabou mais um jogo na fase de qualificação de Portugal para o Mundial de 2010.
Com 5 jogos efectuados e apenas 6 pontos, os objectivos estão cada vez mais longe, e provavelmente só mesmo um milagre levará Portugal a participar no próximo Campeonato do Mundo de Futebol.

De quem será a responsabilidade?
É admissível que uma equipa com jogadores de classe mundial, inclusive o "Melhor do Mundo", não consiga sequer marcar golos?

Esta é provávelmente a altura em que surgirão mais questões, dado que a situação actual do chamado "Clube Portugal" é bastante crítica e só a calculadora e um conjunto de combinações de resultados dos adversários de Portugal, poderá ainda fazer com que a nossa Selecção marque presença na África do Sul em 2010.

Relativamente ao jogo de ontem... assistimos a mais um jogo igual aos últimos anteriores em que o grande problema é a enorme carência que a equipa tem em marcar golos.
A equipa até produz jogo... mas não concretiza, e as vitórias no futebol são feitas com golos...

E agora tenho mesmo de levantar a questão:
Liedson na Selecção?
Sim ou Não?

É uma questão delicada, porque volta a "mexer" com questões de diversas naturezas, tal como foi no caso do Deco e do Pepe.
Eu acho que sim... mas já não vai a tempo, e como é um jogador que não tem propriamente 20 anos... deverá ser muito bem analisado se vale ou não a pena.
Por exemplo, se não formos ao Mundial... para quê Liedson? Para jogar jogos particulares frente ao Cazaquistão?!
Infelizmente vejo novamente a nossa Selecção tal como era nos tempos antes do Scolari, em que tinhamos de fazer as continhas até à última, ou nem sequer erámos qualificados para as fases finais dos campeonatos, ou se éramos, era uma vergonha como foi no Mundial da Correia e Japão em 2002.
Por outro lado, também é bem feito para quem não deu valor ao que o "velho" Scolari fez pelo nosso futebol, pela paixão de futebol que passou ao povo Português, pelos resultados obtidos e por tudo o que nos proporcionou, colocando-nos no topo do futebol mundial...
O Português é mesmo assim... esquece depressa...

1 comentário:

  1. O que se passa com a selecção, em relação aos golos, é que não temos ninguém de referência dentro da grande área.

    Tenho dificuldades em perceber os eleitos de Carlos Queiroz na sua lista de convocados.
    As suas escolhas parecem ser baseadas no clube (e país) onde os jogadores jogam e não têm qualquer equilíbrio quanto às posições de campo.
    Como é possível não convocar um único defesa esquerdo?
    Como é possível convocar apenas um ponta de lança, sendo esse o Hugo Almeida, ignorando por completo a existência de, por exemplo, Hélder Postiga? Como é possível, uma equipa entrar em campo sem um único ponta de lança de raiz?

    Resultado? 270 minutos sem marcar um único golo...

    Recordo hoje, os críticos de Scolari, aqueles que diziam que nunca ganhou nada com a selecção, que os treinadores Portugueses faziam bem melhor, sem se aperceberem que nunca nenhum seleccionador ganhou nada na selecção AA, sem se aperceberem que nunca nenhum seleccionador fez melhor do que Scolari, sem se aperceberem que Scolari fez mais do que uma selecção, fez um clube, fez uma equipa, e fez a proeza de alimentar essa equipa com 10 milhões de pobres almas.

    Mas para além de Scolari, o que me vem à tona dos pensamentos, são os críticos de Pauleta, aqueles que diziam que havia melhores (quem?), que não estava lá a fazer nada.
    Pauleta era um jogador que vivia e sabia mexer-se dentro da grande área, abria espaços e raramente falhava uma oportunidade.
    Pauleta não marcava golos às grandes selecções? Nos grandes jogos? Nas fases finais? Marcava nos jogos de apuramento, marcava contra a Albânia, contra a Dinamarca, contra a Suécia....
    Pauleta é apenas, e só, o melhor marcador de sempre da selecção nacional, e se a situação actual continuar, continuará a sê-lo por muitos e largos anos…

    Portugal não precisa de um Liedson! Precisa, em primeiro lugar, de um Pauleta, chame ele como se chamar, em segundo lugar, de um sentido de jogo, de um rumo, e por último, de alguém que saiba o que faz no comando técnico...

    E o burro sou eu!...

    ResponderEliminar