segunda-feira, 30 de março de 2009

Pedro Silva eleito o melhor

Pedro Silva, do Sporting, foi eleito o melhor jogador da Carlsberg Cup, anunciou a Liga. Na votação feita na internet, o lateral recebeu 14.477 votos, tendo larga vantagem sobre os seus companheiros Liedson (8.500) e João Moutinho (6.224), que ocupam os outros dois lugares do pódio.

O argentino do Benfica Pablo Aimar, que antes da final liderava a votação, acabou por cair para o quarto posto, com 5.917 votos, seguido dos seus colegas Quim (1.884) e Katsouranis (1.262).

Pedro Silva tornou-se numa das principais figuras da final da segunda edição da Taça da Liga, depois de o árbitro Lucílio Baptista assinalar uma grande penalidade por suposta falta do brasileiro. Na sequência do lance, Pedro Silva viu o segundo amarelo e, em protesto, deu uma peitada no árbitro setubalense, antes de na cerimónia de entrega do troféu ter atirado fora a medalha.

Ao longo da competição, Pedro Silva apenas falhou um encontro, frente ao Marítimo, tendo realizado dois jogos completos, frente ao Rio Ave, na fase de grupos, e ao FC Porto, na meia-final.

Já Liedson fez menos um encontro que o seu companheiro de equipa, mas apontou dois golos, enquanto João Moutinho jogou nos cinco encontros do Sporting, sendo totalista em quatro deles.


www.record.pt

domingo, 29 de março de 2009

Mundial de 2010?.. e ganhar um joguito, não!?!


Portugal 0 - 0 Suécia
Foi assim que acabou mais um jogo na fase de qualificação de Portugal para o Mundial de 2010.
Com 5 jogos efectuados e apenas 6 pontos, os objectivos estão cada vez mais longe, e provavelmente só mesmo um milagre levará Portugal a participar no próximo Campeonato do Mundo de Futebol.

De quem será a responsabilidade?
É admissível que uma equipa com jogadores de classe mundial, inclusive o "Melhor do Mundo", não consiga sequer marcar golos?

Esta é provávelmente a altura em que surgirão mais questões, dado que a situação actual do chamado "Clube Portugal" é bastante crítica e só a calculadora e um conjunto de combinações de resultados dos adversários de Portugal, poderá ainda fazer com que a nossa Selecção marque presença na África do Sul em 2010.

Relativamente ao jogo de ontem... assistimos a mais um jogo igual aos últimos anteriores em que o grande problema é a enorme carência que a equipa tem em marcar golos.
A equipa até produz jogo... mas não concretiza, e as vitórias no futebol são feitas com golos...

E agora tenho mesmo de levantar a questão:
Liedson na Selecção?
Sim ou Não?

É uma questão delicada, porque volta a "mexer" com questões de diversas naturezas, tal como foi no caso do Deco e do Pepe.
Eu acho que sim... mas já não vai a tempo, e como é um jogador que não tem propriamente 20 anos... deverá ser muito bem analisado se vale ou não a pena.
Por exemplo, se não formos ao Mundial... para quê Liedson? Para jogar jogos particulares frente ao Cazaquistão?!
Infelizmente vejo novamente a nossa Selecção tal como era nos tempos antes do Scolari, em que tinhamos de fazer as continhas até à última, ou nem sequer erámos qualificados para as fases finais dos campeonatos, ou se éramos, era uma vergonha como foi no Mundial da Correia e Japão em 2002.
Por outro lado, também é bem feito para quem não deu valor ao que o "velho" Scolari fez pelo nosso futebol, pela paixão de futebol que passou ao povo Português, pelos resultados obtidos e por tudo o que nos proporcionou, colocando-nos no topo do futebol mundial...
O Português é mesmo assim... esquece depressa...

sábado, 28 de março de 2009

Melhores de Sempre: Marco Van Basten

Tomei a liberdade de começar hoje uma pequena rúbrica para o "Nem Lhe Toquei". De tempos a tempos vou colocar aqui informações e vídeos para recordarmos os melhores de sempre do futebol mundial. Hoje, para primeiro post da rúbrica... Marco Van Basten.

Van Basten é considerado o melhor avançado do futebol moderno. Jogou no Ajax e no Milan, bem como pela sua selecção, a Holanda. Actualmente é o treinador principal do Ajax, tendo já também passado pelo comando técnico da selecção holandesa.

Abandonou a carreira de jogador com 30 anos devido a lesão... A 18 de Agosto de 1995, noite da sua despida como jogador, o vice presidente do Milan disse que o futebol perdera nesse dia o seu Leonardo Da Vinci.

Por fim deixo estes números de uma carreira brilhante: 367 jogos - 274 golos!

Fica o vídeo para recordar o génio:

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sem margem para falhar!


É já no próximo Sábado que a nossa Selecção joga um cartada decisiva na qualificação para o Campeonato do Mundo a realizar na África do Sul em 2010.

Com apenas 5 pontos em 4 jogos, a pressão é alta, e o pensamento é só um...VITÓRIA!!
É necessário contrariar a tradição, dado que Portugal nunca conseguiu derrotar a Suécia em casa.

Carlos Queiroz, tem este sábado um teste de fogo e sabe que não pode falhar perante os seus adeptos. É fundamental vencer para manter a esperança da qualificação intacta.

E agora Queiroz? Que equipa vais colocar de inicio no jogo de Sábado?

Com a convocatória disponível eu escolhia os seguintes 11:

Eduardo na baliza, quarteto defensivo constituído com Nelson na direita, Pepe e Ricardo Carvalho no centro, e Bosingwa na esquerda.
Como médio defensivo, jogaria com o experiente maniche, e mais à frente com João Moutinho e Deco.
Na ala-esquerda Nani, na direita Simão Sabrosa... e optaria com Cristiano Ronaldo na frente de ataque.

Se não tivesse impedimentos de última hora, provavelmente escolheria este "11".

O que é estranho(ou não), é a ausência da convocatória de laterais de raíz.
Estará Queiroz a pensar em jogar com algum central adaptado para se precaver do jogo aéreo dos Suecos?!?!... hum... pois... logo veremos.

Em relação a pontas de lança de raíz... a escassez é a normal... portanto esperemos que o Liedson não faça falta.

Apesar de tudo...

FORÇA PORTUGAL!
A UNIÃO FAZ A FORÇA!

Miguel Figueiredo






terça-feira, 24 de março de 2009

Coincidências??

"O árbitro assistente que apoiou Lucílio Baptista na controversa decisão de assinalar grande penalidade contra o Sporting na final da Carlsberg Cup, disputada com o Benfica no Estádio Algarve, ganha a vida como 1.º Sargento de Infantaria do Exército e reside no concelho de Setúbal, onde é conhecido pelo seu... benfiquismo, que não reprime nem mesmo no curso de árbitros.
A afeição pela cor forte do emblema da Luz - o encarnado - levou inclusivamente a que Pais António recebesse a alcunha de "Ferrari", numa alusão directa aos modelos (e à cor) de referência da famosa marca italiana de carros de alta cilindrada.

Aos 37 anos, o homem que, estando a cerca de 40 metros da zona da bola, acabou também por ficar ligado ao grave erro de arbitragem - com influência no resultado - que ensombrou a final da Carlsberg Cup, além de fazer parte do quadro principal de árbitros assistentes do futebol português, desempenha o cargo de presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Árbitros de Setúbal. Neste e noutros circuitos de enquadramento social, são muitos os que conhecem Pais António pelo cognome de "Ferrari".

Este assistente está - ele e Lucílio Baptista - na mira das críticas e dos ataques do Sporting, essencialmente pelo episódio ocorrido ao minuto 73 do decisivo embate da Carlsberg Cup, mas, nesta altura, há ainda um antecedente que emerge na memória dos responsáveis sportinguistas e que faz com que Pais António seja credor de desconfiança em Alvalade: há duas épocas, então auxiliando João Ferreira num jogo entre os leões e o Paços de Ferreira, não foi capaz de descortinar a forma irregular - mão na bola - como o pacense Ronny agitou as redes à guarda de Ricardo. Um golo saído da forja da ilegalidade, mas que valeu e foi o bastante para o Sporting averbar uma derrota. "

In Jornal "o Jogo", 24 de Março de 2009



Depois de ler uma notícia deste tipo, a seguir a tanta polémica em volta da final da Carlsberg CUP, e em que o próprio árbitro principal, o Sr. Lucílio Batista, confirmou que quem lhe deu a indicação foi o Sr. Pais António (encontrava-se no outro lado do campo a mais de 30 metros) que seria grande penalidade! Terá este Sr. Pais António um visão Raio X e que viu aquela distancia o que mais ninguém viu?, ou tem um visão vermelha?? cá para mim tem visão vermelha..

Mas afinal onde está a ética desportiva? a transparência? e será só "Apito Dourado" que deve ser julgado?

Confiando nas fontes de informação desta notícia em relação ao "benfiquismo" do árbitro, penso que deveriam ser tomadas medidas para que este Sr. nunca mais pudesse entrar num campo de futebol como árbitro.

É verdade que todos cometem erros, porque errar é humano, e os jogadores também erram (e muito) dentro de campo, mas alguém tem de assumir responsabilidades e criar-se medidas para evitar que situações como as de Sábado não se voltem a repetir.

O que é que o 4ºÁrbitro está a fazer num jogo de futebol? Para fazer as substituições e para ver se os jogadores estão bem equipados para entrar em campo?

Com tanta tecnologia que dispomos actualmente, é admissível que ainda tenhamos problemas como estes?·

Na minha opinião, estas questões poderiam resolver alguns problemas de que nos deparamos actualmente no futebol... e estes problemas só não são resolvidos porque as pessoas que têm responsabilidades não querem.

Este Sr. Árbitro de Setúbal já esteve ligado a um caso (+ 1 escandaloso) que prejudicou e muito (advinhem quem!?!) - o Sporting. Quem não se lembra daquele golo com a mão do Ronny (Paços de Ferreira) que acabou por derrotar o clube de Alvalade por 0-1 que até (por acaso) nesse ano o Sporting ficou a 1 ponto de ser campeão!!

Coincidências... até acredito em algumas... mas há outras... que é difícil de acreditar!!!

"Penálti por intuição"

"Penálti por intuição", foi assim que Lucílio Baptista justificou a pessoas que lhe são próximas o facto de ter apontado a marca dos 11 metros, por um ‘braço’ inexistente de Pedro Silva, na área do Sporting.

"Em mais de 90 por cento de situações semelhantes, a bola bate no peito e no braço dos jogadores", justificou o juiz de Setúbal.

À tarde, Lucílio apenas disse ao CM, à porta de casa, na Margem Sul, que "não" tinha "feito mal a ninguém". À noite, reconheceu que tinha errado, mas frisou que o seu segundo auxiliar, Pais António, também lhe assegurou que tinha visto a bola bater no braço de Pedro Silva.

"Confirmo as palavras do meu chefe de equipa. Só mais tarde, já no hotel, verificámos que não foi assim", adiantou Pais António. "Se os meios tecnológicos pudessem ser utilizados, o penálti não seria marcado", observou.

O CM ouviu também fonte da Comissão de Arbitragem da Liga, que aceita a explicação do "penálti por intuição." "Na maioria das vezes, a bola bate no braço."

Já o antigo árbitro Veiga Trigo discorda: "Ou há ou não há penálti. Não se pode tomar uma decisão tão importante com base na intuição e no que sucede na maioria dos casos semelhantes. São as faltas mais graves. Há que ter a certeza."


In Correio da Manhã, 23 de Março de 2009