domingo, 27 de setembro de 2009

FC Porto 1 - 0 Sporting CP

Falcão aos 3 minutos, marcou o único golo do jogo e deu a vitória ao FC Porto.

A equipa da casa teve um início avassalador, criando algumas oportunidades de golo que podiam ter dilatado o resultado.

A partir dos 20 minutos, o Sporting começou a equilibrar o jogo, acabando a primeira parte a dominar, enviando uma bola à trave e desperdiçando outras situações, que em jogos como estes, não se podem falhar.

Na 2ªparte, o Porto também começou muito bem e num contra-ataque, Hulk é derrubado dentro da área por Polga. Penalty e Polga leva o segundo cartão amarelo, e é expulso.

Rui Patrício defende o penalty e a partir desse momento, o Sporting com menos 1 jogador, dominou o jogo até ao fim e podia mesmo ter chegado ao empate.

Nota negativa para Polga, Paulo Bento e Duarte Gomes.

Anderson Polga, está a passar um mau momento de forma, falta-lhe confiança, perde os lances no um-contra-um, perde na antecipação e neste jogo... provoca a falta que dá origem ao golo, falha a marcação no golo de Falcão, faz um penalty e é expulso! Pior era impossível! Duarte Gomes até "ajudou" o Sporting, quando expulsou o Polga.

Paulo Bento, tem nota negativa porque, precisamente, colocou Polga a jogar. A colocação de Grimi na esquerda, num jogo como este, para um jogador que não competia à 7 meses, fez com que "queimasse" umas substituição previsível.

Duarte Gomes, o árbitro polémico antes de começar o jogo, teve uma dualidade de critérios muito diferente. Raul Meireles, já com um cartão amarelo (bem mostrado), no fim da 1ªparte faz um falta no fim da primeira parte, que no mínimo seria um cartão amarelo e respectiva expulsão, ficou em campo. Com Miguel Veloso o critério foi bem diferente, não houve dúvidas... 2ªamarelo e expulsão.

Nota alta para Hulk, que fez a diferença, e Falcão, pelo sentido de oportunidade que deu o golo.

Rui Patrício também merece destaque, defendeu um penalty e umas tantas boas defesas.

Aceita-se a vitória do FC Porto, embora ache que o empate seria o resultado mais justo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Há "Clássico" no Sábado!

O primeiro "Clássico" do futebol Português está aí. Sábado pelas 19:15, no Estádio do Dragão, FC Porto e Sporting CP, defrontam-se pela primeira vez esta época.
Ambos com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota), e a única derrota que têm foi imposta pelo SC Braga.
Prevê-se jogo equilibrado, até porque os "Clássicos" são sempre equilibrados e nunca há vencedores antecipados.
O FC Porto, não terá Rodriguez nem Varela nas opções para o clássico.
Paulo Bento, não poderá contar com André Marques, Izmailov e Caneira (lesão de última hora).
Em relação ao Árbitro, ainda nem começou o jogou, e já está a polémica instalada, pelo facto de ser nomeado Duarte Gomes, o tal árbitro que "arranjou" problemas com o treinador de GR do Sporting, num jogo do final da época passada...
Apesar de achar que o FC Porto tem um ligeiro favoritismo por jogar em casa, acredito que o Sporting pode vencer no Estádio do Dragão.
Que seja um bom jogo, sem "lances" polémicos e que ganhe o melhor em campo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Viva PORTUGAL!!!

Encontrei estes dois pequenos "movies" que achei muito interessantes, pelo facto de mostrarem grandes momentos de futebol... no bom e no menos bom!!

Vale a pena ver e rever:



domingo, 6 de setembro de 2009

Dinamarca 1 - 1 PORTUGAL

Portugal tem missão (quase) impossível, em conseguir apuramento para o Mundial de 2010, na Africa do Sul.
Depois deste empate comprometedor na Dinamarca, o assalto ao 1ºlugar do grupo torna-se muito complicado, sendo que, depende de terceiros para conseguir presença na Africa do Sul.

É mais do mesmo, o que se passou na Dinamarca, inúmeras oportunidades desperdiçadas, Queiróz a inventar, mais um penalty por assinalar... bem... o mesmo "filme" de sempre, que compromete definitivamente a concretização do objectivo principal.

Portugal chega ao intervalo a dar um autêntico "massacre" na Dinamarca, e vai para os balneários em desvantagem.
Inúmeras ocasiões flagrantes desperdiçadas, um penalty por assinalar e o golo da Dinamarca contra a corrente no jogo, no fim da 1ªparte, marcam as incidências do jogo.
Liedson no fim do jogo, minimizou os estragos, conseguindo o empate (foto).

Mesmo com apontamentos positivos da 1ªparte, será admissível entrar num jogo em que é obrigatório ganhar, sem nenhum ponta-de-lança? Porquê insistir em jogar com o Bruno Alves e R.Carvalho na defesa, obrigando a colocar Pepe a trinco? e quem faz a transição defesa ataque? ok... insistências do treinador... Porque é que Liedson não jogou de início?Porque era o 1ºjogo, e para não entrar logo no 1ºjogo e tal... pois... provavelmente estes pequenos pormenores nas opçõesl, custaram uma presença no Campeonato do Mundo...e ainda chamavam "burro" aquele que agora está no Uzbequistão a ganhar Milhões.
Mas com isto tudo, é que não consigo entender, porque é que na 2ª parte o Queiróz mudou o sistema táctico, deixando Liedson como referência no ataque, quando todos sabemos que Liedson rende mais com outro avançado ao lado, de modo a que possa ter mais espaço... mas pronto... o Mister, o Professor, o campeão do mundo (de juniores) é ele...

É triste mas voltámos à era Pré-Scolari... ou seja, à era da calculadora na mão... e a depender dos outros.

Começo é a dar razão à Manuel Moura Guedes... que disse ao Queiroz que "você é bom mas é como adjunto"...


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mercado de Transferências fechou!

Ontem, dia 31 de Agosto pelas 20:00, fechou a oportunidade dos clubes efectuarem as últimas inscrições, para ajustes dos seus plantéis tendo em conta a nova época que já começou.

Não houve grandes novidades, sendo o Sporting o único grande a inscrever um jogador antes do mercado de transferências fechar.

De registar também, a saída (por empréstimo), de Yebda para o Portsmouth.

O internacional Espanhol ex-Valência, Miguel Angel Angulo de 32 anos, assinou por uma época com o clube de Alvalade. O jogador vinculou-se ao Sporting sem qualquer custo para os leões.
Depois da saída de Rochemback para o Grémio, Angulo colmata assim a vaga deixada pelo brasileiro, sendo que o Espanhol, é um jogador que pode jogar em qualquer lugar do meio-campo, bem como na frente de ataque.

Agora reforços, só em Dezembro...